A cidade de Franca é internacionalmente conhecida e é destaque em vários segmentos da economia, do esporte e da história do país - a cidade do basquete, a cidade do calçado, a cidade do café, a cidade do diamante, a cidade do relógio do sol - mas o que faz dela ser a cidade mais linda deste país são as pessoas que nela vivem.
Pesquisa personalizada

A Cidade

É a maior cidade produtora de calçados do país, possuindo mais de 700 indústrias de grande e médio porte, tais como Ferracini, Amazonas, Samello, Sândalo, HB, Pé de Ferro, Mariner e Democrata. Com produção em grande escala voltada para exportação, a cidade leva seus produtos a várias partes do mundo como, EUA, Europa, Ásia e América Latina.

Franca é também um dos maiores pólos de lapidação de diamantes do mundo, no município encontra-se o único escritório do país especializado em diamantes.

Destaca-se ainda como centro de uma das mais importantes regiões produtoras de café do Mundo, a "Alta Mogiana". O café produzido nessa região possui alta aceitação nos mercados nacional e internacional, e é caracterizado pelo sabor de chocolate e pela sua doçura natural. Grande parte da produção local de café é comercializada por meio da COCAPEC - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, que reúne inúmeros agricultores da região e participa das diversas etapas produtivas e de distribuição do café.

O comércio também se destaca na cidade. Além da população local, grande parte dos moradores da região dependem do comércio francano.

A cidade tem forte tradição no basquete, sendo representada pelo clube Franca Basquete, que é o time de maior tradição no basquete brasileiro, durante 6 anos passou por séria crise, viu o maior rival, o Ribeirão Preto COC, vencer o campeonato brasileiro e quebrar recordes no campeonato paulista ( maior invencibilidade, titulos seguidos (5) e campeão invicto...) porém se reergueu após o fim da equipe ribeirão-pretana em 2007 e foi vencedora do campeonato paulista, porém, no mesmo ano, perdeu a final do Campeonato Brasileiro para a equipe do Brasilia/Universo, quem por coincidência tem entre seus 5 titulares, 4 jogadores ex-Coc Ribeirão, a gloriosa equipe francana possui os seguintes títulos:

  • Camp. Paulista : 1973, 75, 76, 77, 88, 90,92, 97, 2000, 2007.
  • Camp. Brasileiro : 1971, 74, 75, 80, 81, 90, 91, 93, 97, 98, 99.
  • Camp. Sul-Americano*: 1974, 75, 77, 80, 90, 91. ( Torneio Extinto, o campeonato atual é a liga Sul Americana)
  • Camp. das Américas*: 1993, 94, 97 99. ( Torneio Extinto)
  • VICE Mundial inter-clubes*: 1975 e 80 ( Torneio Extinto)

Hoje o clube tem como técnico o renomado treinador brasileiro, que também é francano Hélio Rubens. Já destacou vários nomes do basquete nacional, e já teve vários jogadores internacionais. O clube possui um dos mais modernos ginásios de basquete do país, o "Pedrocão", que já foi palco de grandes disputas.

A cidade também possui um time de futebol, a Associação Atlética Francana, também conhecida como Veterana. É um dos times mais antigos do interior do estado, fundado no dia 12 de outubro de 1912. O time, que hoje disputa a terceira divisão do Campeonato Paulista, já viveu seus tempos "áureos" na década de 70, quando chegou à primeira divisão do torneio, em 1977, disputando o Campeonato Paulista entre os anos de 1978 e 82. A Francana joga suas partidas oficiais no Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho, com capacidade para 18.000 pessoas e inaugurado no dia 9 de julho de 1969, na partida Francana 0 x 1 Corinthians.

Clique aqui para ler o Texto Completo

Hino

Hino de Franca
Faça o download do hino em MP3
Instrumental

Cantado

Leis e Editais

Editais
Leis
Projetos de Lei

Licitações e Compras

Licitações por Modalidade
Publicações e Avisos

Mapa de Franca-SP


Mova o mapa com o mouse para visualizar a cidade completa. Use "+" e "-" para zoom.



Exibir mapa ampliado


Exibir mapa ampliado